Cadeira Nº 16 - José Carlos de Andrade Moura

 

FIG 02
Antônio Teixeira Vianna (1899-1989) 

PATRONO DA CADEIRA Nº 16

O eminente médico veterinário baiano, Antônio Teixeira Vianna, filho de D. Justiniana Teixeira e de Fructuoso Vianna nasceu na cidade de São Francisco do Conde, na região do Recôncavo Baiano, no dia 18 de abril de 1899.  

Iniciou os seus estudos no distrito de Paramirin, passando a Salvador para cursar no Colégio Salesiano, Ginásio São José e Colégio Antônio Vieira.  Ao passar a residir no Rio de Janeiro em 1913, ingressou na Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, que funcionava ainda em Pinheiral, naquele Estado, graduando-se na primeira turma de médicos veterinários do Brasil em novembro de 1917, juntamente com as figuras quase lendárias de Taylor Ribeiro de Mello, Moacyr Alves de Souza e José Sá Earp. 

Ingressou no Ministério da Agricultura em 1918 trabalhando em vários Estados da Federação como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo onde se fixou na Fazenda Canchim no Município de São Carlos, pertencente ao Estado de São Paulo.  Desenvolveu suas atividades zootécnicas no aprimoramento de suínos da raça Piau, cavalos da raça Árabe e principalmente na formação da raça taurozebuína Canchim, o que veio a lhe dar fama internacional.  

No Estado natal, a Bahia, colaborou com o seu amigo, engenheiro agrônomo Joaquim da Rocha Medeiros, no planejamento de “Fazendas Modelo” pertencentes ao Governo do Estado da Bahia, inclusive na edificação do Parque de Exposição Garcia D’Ávila, aproveitando a sua experiência como membro da “Comissão Executiva de Exposições Nacionais de Animais e Produtos Derivados”.  

Em consequência da sua competência profissional e qualidade de liderança muitas homenagens lhe foram prestadas destacando-se entre elas: Patrono dos Médicos Veterinários diplomados pela Escola Nacional de Veterinária, em 1960; Cidadão Honorário de São Carlos, São Paulo, em 1967; Medalha do Mérito Agrícola, da Confederação Nacional de Agricultura, em 1967; Medalha do Ministério da Agricultura, aos 50 anos de serviço público, em 1969; Medalha de Honra ao Mérito Ministro Fernando Costa, em 1971; Medalha da Ordem ao Mérito Agrícola da França, em 1972; Medalha Pero Vaz de Caminha, do Instituto Histórico e Cultural de São Paulo, em 1972; Paraninfo da 35ª turma de Médicos Veterinários da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, em 1973; Prêmio Frederico de Menezes Veiga, da EMBRAPA, em 1975; Sócio Benemérito da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Árabe, em 1975; Prêmio Paulo Darcoso Filho, do CFMV, em 1980. Patrono da Cadeira nº. 22 da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, assim como da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Cadeira nº4). O Dr. Antônio Teixeira Vianna faleceu no dia 6 de abril de 1989 no Município de São Carlos, São Paulo. 

 

Acadêmico Titular e 1º Ocupante da Cadeira Nº 16 - José Carlos de Andrade Moura 

Posse em 06 de dezembro de 2006.


José Carlos de Andrade Moura

Filho de Miguel Moura Matos e Nadir Andrade Moura, nasceu na cidade de Jequié no Estado da Bahia, no dia 5 de setembro de 1953. Os seus cursos de base foram efetuados no Colégio da Polícia Militar em Salvador e no Colégio Estadual da Bahia, também em Salvador. Ingressou após exame vestibular na Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia no ano de 1974, graduando-se em agosto 1978.  

No ano de 1980, foi admitido como Professor Colaborador na Escola em que se graduou. Em 1982 seguio para a Universidade Federal de Minas Gerais, onde obteve o título de Mestre em Zootecnia na Escola de Medicina Veterinária, no ano de 1983. 

A sua brilhante carreira não mais parou, concluindo o seu Doutorado na Escola Superior de Medicina  Veterinária de Hannover na Alemanha, em 1988, e na mesma Escola o pós-doutorado em 1992, voltando àquela Escola em 1997, 2002 e 2008 para realização de pesquisas e cursos avançados. 

Submeteu-se a banca examinadora para Professor Titular da Escola de Medicina Veterinária da UFBA, em 1999, sendo aprovado após brilhante desempenho. Sua dedicação às atividades científicas pode ser perfeitamente comprovada pelas dezenas de trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais ou em forma de resumos em Congressos dos quais é assíduo frequentador. 

Na sua área eletiva de conhecimento já ministrou mais de 40 cursos de Diagnóstico por Ultrassonografia na Reprodução Bovina e Equina, preparando cerca de 2000 profissionais da Medicina Veterinária no Brasil e no exterior. Sendo esse o seu assunto preferível e de sua absoluta competência, tem proferido palestras em congressos e eventos similares em todas as partes do país, com audiência assegurada. 

No que toca ao ensino da graduação são anotadas algumas dezenas de trabalhos monográficos sob sua orientação. Sua competência indiscutível direcionou-o, juntamente com o saudoso Professor Hans Merkt, a publicar o livro a Ultrassonografia na Reprodução Equina, hoje já em sua 3ª Edição. O professor Moura também produziu periódicos pedagógicos e educativos.

Editor e um dos autores do livro "60 Anos da Cooperação entre Brasil - Alemanha em Medicina Veterinária 1958 / 2018". Livro (em PDF) disponível no site da ABAME.

Dentro da sua Unidade de Ensino da UFBA participou de todos os seus órgãos colegiados e da Chefia do Departamento de Produção Animal onde foi lotado e se aposentou em 2011. É portador da “Ordem ao Mérito da Medicina Veterinária” nos Grau de Comendador e da Gran Cruz, outorgados pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. É Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, onde ocupa a Cadeira nº36 que tem como Patrono o Professor Ernesto Antônio Matera. Sua atilada conduta tem sido uma das suas principais virtudes juntada a seu cabedal científico que o qualificaram para esta Academia.