Cadeira Nº 18 - Eduardo Luiz Trindade Moreira

 

FIG 04
Alpheu Gomes da Silva (1934-1998) 

PATRONO DA CADEIRA Nº 19

O médico veterinário Alpheu Gomes da Silva, filho de Alpheu Tourinho da Silva e Ambrosina Gomes, nasceu em Salvador em 4 de novembro de 1934. 

Cursou o Ginásio no Colégio Estadual Duque de Caxias e o 2º grau no Colégio Central da Bahia. Ingressou no Curso de Medicina Veterinária, da então Escola de Medicina Veterinária da Bahia em março de 1954, graduando-se em 19 de dezembro de 1957., 

Exerceu o cargo de Médico Veterinário no Instituto Biológico da Bahia no período de 15 de janeiro de 1959 a 11 de dezembro de 1976. Nessa instituição exerceu suas atividades no Laboratório de Virologia Animal, realizando inúmeras pesquisas. Graças à sua competência e capacidade de liderança ocupou diversos cargos de chefia: Diretor substituto da Divisão de Defesa Sanitária e Biologia Animal, Chefe da Seção de Imunologia, Bacteriologia e Vírus do Serviço de Biologia Animal, Chefe da Seção de Virologia da Divisão de Biologia Animal e Diretor da Divisão de Biologia Animal.   

Com a passagem, por ato governamental, do Instituto Biológico da Bahia para a Empresa de Pesquisa Agropecuária da Bahia (EPABA), a partir de outubro de 1976 foi o Responsável pelo Laboratório de Virologia, encarregado da assessoria de projetos de pesquisa. Nesse órgão desempenhou as seguintes funções: Responsável pelo Projeto Caprinos e Ovinos, Chefe da Unidade de Execução de Pesquisa de Salvador (UEB/Salvador), Chefe da UEP-Recôncavo, Presidente da Comissão de Elaboração do Regimento do Instituto de Pesquisas Agropecuárias da Bahia (IPABA), Gerente do Projeto Bovinocultura de Leite.  

Procurando cada vez mais se especializar, realizou estágios no Laboratório de Vírus da Fundação Rockefeller, no Instituto Evandro Chagas, em Belém, Pará, no Laboratório de Arbovírus do Departamento de Vírus do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de estágios no Ministério da Agricultura e EPABA sobre Anemia Infecciosa Eqüina. 

Realizou muitos cursos de pequena, média e longa duração, sempre voltados para a sua área de especialização, entre os quais se destacam o Curso sobre raiva, ministrado pela Universidade Federal de Minas Gerais, promovido pela Organização Panamericana da Saúde e o Curso ministrado pelo Instituto Desidério Finamor em Porto Alegre. Inúmeros trabalhos sobre raiva foram apresentados em Congressos e publicados em periódicos nacionais e internacionais. 

Sua atuação na Medicina Veterinária não se limitou aos cursos e estágios, foi sempre um atuante nos órgãos de classe. Na Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia foi 2º Secretário (1962-1969), Membro da Junta Governativa (1969), Membro do Conselho Fiscal (1970 -1972), Vice-presidente (1973-1974) e Conselheiro (1975). Participou da criação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-10) como membro da 1ª Diretoria, Tesoureiro em dois mandatos e Vice-presidente em exercício.  

Aposentou-se em 27 de dezembro de 1993, após dedicar 35 anos de excelente trabalho ao serviço público. Faleceu em 4 de setembro de 1998. 

Acadêmico Titular e 1º Ocupante da Cadeira Nº 18 - Eduardo Luiz Trindade Moreira

Posse em 06 de dezembro de 2006.

FIG 11
Eduardo Luiz Trindade Moreira  

 

Nasceu no dia 16 de fevereiro de 1955, filho de Willem Prado Moreira e D. Regina Trindade Moreira, na cidade de Salvador.  

Após exame vestibular, entrou para o Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia no ano de 1976, vindo a graduar-se no ano de 1981. Pensando na sua vida profissional, realizou o Mestrado na Universidade de Federal de Minas Gerais, no ano de 1986, escolhendo como área de concentração de conhecimento a Patologia Animal. Na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho da UNESP, em Botucatu, São Paulo, concluiu o Curso de Especialização em Toxicologia e o de Doutorado em Patologia, ambos no ano de 2000. 

Habilitando-se para magistério em concurso público em 1992, ingressou na Escola de sua graduação da Universidade Federal da Bahia, onde exerce suas funções como Professor Associado. Na administração universitária foi Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas, Minas Gerais, Chefe do Departamento de Patologia e Clínicas da Escola de Medicina Veterinária da UFBA, Diretor do Hospital de Medicina Veterinária Renato Rodenburg de Medeiros Netto da UFBA e Vice-Diretor da Escola de Medicina Veterinária da mesma Universidade. 

Como assessor de órgãos governamentais o Professor Eduardo Moreira tem prestado significativos serviços à Medicina Veterinária brasileira: membro da Comissão Mista de Especialidades do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Avaliador das Condições de Ensino de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP/MEC), membro efetivo da Comissão Estadual de Ensino da Bahia e revisor ad hoc da Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal. 

Sua produção científica tem sido bastante fértil, com dezenas de trabalhos publicados, participando em Congressos e eventos similares, regionais e nacionais, quer como membro de Comissão Científica, presidente de mesas, palestrante e ministrando cursos. 

Na atividade de pós-graduação tem participação significativa em Cursos de Especialização da União Metropolitana de Educação e Cultura e em Cursos de Extensão patrocinados pela Universidade Federal da Bahia, no Programa Nacional de Erradicação da Tuberculose, Brucelose e de Noções Básicas de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis.