Cadeira Nº 19 - Ricardo Castelo Branco Albinati

 

FIG 05
Liberato José Siqueira de Carvalho (1936-1977

PATRONO DA CADEIRA Nº 19

O médico veterinário Liberato José Siqueira de Carvalho nasceu no dia 10 de novembro do ano de 1936 sendo filho do General do Exército Liberato de Carvalho e da Sra. Carmem Siqueira de Carvalho.  

Sua maior referência sempre será lembrada como de excelente aluno, destacando-se desde o seu curso primário e secundário. Ingressou após exame vestibular na então Escola de Medicina Veterinária da Bahia, tendo colado grau no dia 19 de dezembro de 1958, com 22 anos de idade. 

Durante o período em que aquela Instituição de Ensino Superior esteve vinculada ao Governo do Estado da Bahia, era norma se destacar o melhor aluno de cada turma que se graduava como símbolo da responsabilidade e da aplicação, durante o estudo da Medicina Veterinária. Naquele ano de 1958 o homenageado foi o aluno Liberato José Siqueira de Carvalho. 

Nos anos seguintes à sua formatura a Escola realizou uma série de Cursos de Extensão, contando com a participação de Liberato, em todos como os de Ornitopatologia, Histopatologia e Sociologia Rural, culminando por concluir o Curso de Especialização em Zootecnia. Sem dúvida o excelente desempenho nos aludidos cursos, contribuiu significativamente para o Professor Mauro Ferreira de Camargo, da “Cadeira” de Fisiologia dos Animais Domésticos da Escola de Medicina Veterinária da Bahia, convidá-lo para atuar como seu Assistente.  

Em 1961, através concurso público passou a integrar os quadros da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), hoje recriada, chegando à chefia da sua representação no Estado da Bahia, ou seja, a Superintendência Regional. A convite do Professor José Guilherme da Motta, um dos nossos acadêmicos, à época Secretário da Agricultura, ocupou no ano de 1975, a presidência da EMATER, desenvolvendo elogiável trabalho, contribuindo de forma efetiva para evolução do setor agropecuário da Bahia. Face a sua capacidade de trabalho e excelente discernimento chegou a exercer interinamente aquela Secretaria quando das viagens do seu titular ao exterior. 

Era casado com D. Romilda Mendes de Carvalho com a qual teve três filhos, tendo falecido precocemente aos 41 anos, em 1977. 

 

Acadêmico Titular e 1º Ocupante da Cadeira Nº 19 - Ricardo Castelo Branco Albinati

Posse em 06 de dezembro de 2006.

FIG 12
Ricardo Castelo Branco Albinati  

Nasceu na cidade de Teresina, no Estado do Piauí, filho do casal José Albinati Neto e D. Teresinha do Menino Jesus Castelo Branco Albinati. Ainda quando criança, seus pais transferiram a residência para a cidade de Belo Horizonte onde iniciou os seus estudos básicos, ingressando na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais aonde veio a graduar-se em 1978. 

É casado com a também médica veterinária Fátima Luscher Albinati, tendo três filhos com formação Universitária sendo, que sua filha Ana Catarina é também médica veterinária. São duas gerações que acreditam na nossa profissão. 

Veio para o nosso Estado no ano de 1981, sendo incorporado na Delegacia Nacional de Superintendência do Desenvolvimento da Pesca – SUDEPE. No ano de 1982 ingressou como Auxiliar de Ensino nos quadros da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia, ocupando hoje o cargo de Professor Associado. 

Logo após o seu ingresso na Escola, incorporou-se laboriosamente aos afazeres docentes, tendo ocupado os mais diversos cargos como chefe do Departamento de Produção Animal, coordenador dos Cursos de Graduação e Pós-graduação e diretor da Instituição, desempenhando suas funções com competência, sobressaindo-se, sobretudo, como bom ouvinte e interlocutor. 

Na atividade especificamente do magistério tem sido responsável pelo ensino da Aquicultura, Doenças de Animais Aquáticos, Metodologia de Pesquisa e do Ensino Superior. É participante ativo em inúmeras comissões técnicas nas suas áreas de competência e em comissões de avaliação de cursos de Medicina Veterinária formadas pelo Ministério da Educação, assessoria ao Conselho Nacional de Pesquisas – CNPq, e consultoria em revistas indexadas. 

Na área de extensão universitária tem repassado seus conhecimentos em inúmeros cursos e incontáveis palestras nos mais variados eventos.  

No segmento da pesquisa, o confrade atua com destaque, sendo autor e coautor de mais de sessenta trabalhos entre artigos publicados em revistas especializadas e congressos além de textos de divulgação. Também participou como autor de capítulos específicos em dois livros. 

Também, em consequência da sua dedicação é frequentemente convidado a participar de bancas examinadoras em concursos para magistério superior nas mais diversas universidades, monografias de graduação e de mestrado.