Cadeira Nº 25 - Jorge Raimundo Lins Ribas

 

 

PATRONO da Cadeira Nº 25 - José Guilherme da Motta.

Homem de terno e gravataDescrição gerada automaticamente
Patrono : José Guilherme da Motta.

O Professor José Guilherme desenvolveu intensa atividade científica e administrativa no Instituto Biológico da Bahia, na Fundação Gonçalo Moniz e na Universidade Federal da Bahia. 

Participou ativamente de eventos científicos dentro da sua área de conhecimento, quer como moderador de painéis ou como conferencista.

Viajou a inúmeros países representando o Governo do Estado da Bahia, em observação ou em estágios técnicos, como: Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos da América do Norte, Inglaterra, Japão, México e Uruguai, entre outros. 

Ainda no âmbito da Universidade Federal da Bahia foi Diretor da Escola de Medicina Veterinária em dois mandatos 1970/1972 e 1984/1988, Coordenador do Curso de Especialização em Medicina Veterinária e Diretor do Centro de Criação de Animais de Laboratório, nos anos de 1982 e 1983, tendo sido também de 1970 a 1972, Presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS).  

Fora do âmbito da Universidade ocupou o cargo de Secretário da Agricultura do Estado Bahia, de 1975 a 1979, notabilizando-se por sua capacidade de administrador público, deixando como marco a construção do Parque de Exposições de Salvador, gratificando desta forma à pujança da pecuária da Bahia, pois nele têm sido efetuados eventos de alta qualificação.  

O Dr. José Guilherme da Motta foi Diretor Presidente do Instituto Biológico da Bahia durante os anos de 1988 a 1991; Gerente Executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), de 1995 a 2003, representando o Nordeste no Conselho de Representantes Regionais, tendo inclusive sido Presidente desse Conselho; Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (IDES); Consultor do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). 

Aposentado do Serviço Público Federal e Estadual.  

Faleceu em 14 de abril de 2022. 

 

Acadêmico Titular e 1° e Ocupante da Cadeira Nº 25 - Jorge Raimundo Lins Ribas

 

Homem de gravata verdeDescrição gerada automaticamente
Jorge Raimundo Lins Ribas

Nasceu em 25 de julho de 1971 em Salvador – Bahia. Filho de Francisco Pereira Ribas e Lourdes Maria Lins Ribas.

Médico Veterinário pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999); realizou especialização em Saúde Pública na Universidade de Ribeirão Preto UNAERP - SP (2001) e mestrado em Ciência Animal nos Trópicos – UFBA (2005). Participou de vários eventos de educação continuada como: estágios e cursos, assim como, congressos, simpósios e conferências.

É Fiscal Estadual Agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia – ADAB, onde coordenou a instalação dos Laboratórios de Parasitologia, Virologia e Microbiologia da ADAB, os quais vem prestando diversos serviços veterinários e de excelência reconhecida em diagnósticos de enfermidades de notificação obrigatória perante a vigilância sanitária animal, entre os quais, o diagnóstico da Anemia Infecciosa equina e o Mormo. É responsável técnico pelo laboratório desde 2002.

Foi professor nas seguintes instituições: Universidade Federal da Bahia – UFBA (2000 a 2003); Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2000 a 2004); Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC (2003 a 2005); Faculdade São Tomaz de Aquino – FSTA (2005 a 2006); Faculdade São Salvador – FSS (2005 a 2009); Faculdade Dom Pedro II – FDPS (2007 a 2017). É professor da União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME em Lauro de Freitas – Bahia desde 2003, onde desempenha atividades de ensino, pesquisa e extensão. Participou de bancas de avaliação de trabalhos de conclusão de cursos de alunos da graduação e especialização.

Engajamento, dinamismo, determinação e sobretudo, competência, sempre foram qualidades demonstradas pelo doutor Ribas nas suas atividades profissionais, as quais contribuíram e contribuem para o engrandecimento da Medicina Veterinária.