Cadeira Nº 27 - Joselito Nunes Costa

Homem de terno e óculosDescrição gerada automaticamente
Hans Merkt

“Hans Merkt ultrapassou  as  fronteiras  da sua  Pátria,  difundindo conhecimento, técnicas e multiplicando  amigos,  através do  seu  prodigioso  talento  e indiscutível  facilidade  de relacionamento”. 

Nasceu na Alemanha, na cidade de Koblenz, em 03 de outubro de 1923,concluiu o Curso de Veterinária na Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover em 01 de julho de 1948. No mesmo ano, doutorou-se em Medicina Veterinária pela Escola de Hannover com a tese: “ Estudo comparativo da bursa ovárica do felino com as do canino, suíno, bovino, equino e humano”. Foi nomeado veterinário assistente do Serviço de Medicina Veterinária da Região de Rheinland-Pfalz em Koblenz, dedicando-se aos aspectos da subfertilidade em bovinos e equinos e à inseminação artificial em bovinos. Em 1950, foi nomeado Assistente Científico da Clínica de Obstetrícia e Ginecologia da Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover, sob a direção do Prof. Dr. Richard Götze. Em 1958, tornou-se Livre Docente da Escola  Superior  de  Medicina  Veterinária  de  Hannover  com  a  tese  de habilitação: “Cesariana em bovinos na obstetrícia contemporânea”. Neste mesmo ano, foi licenciado pela Escola Superior  de  Medicina  Veterinária  de  Hannover  para  exercer  atividade docente por um período de um ano (posteriormente renovada por mais dois anos), como professor contratado, na então Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, onde foi responsável pela Disciplina Doenças dos Animais Domésticos. Foi nomeado em julho de 1963, Professor Adjunto da Escola Superior de  Medicina  Veterinária  de  Hannover.  Em  1965,  foi  efetivado  como Professor Catedrático e nomeado Diretor do Instituto de Inseminação Artificial e Andrologia dos Animais Domésticos desta mesma escola, que mais tarde, em 1978, passou a chamar-se Clínica de Andrologia e Inseminação Artificial. Em1992, com sua aposentadoria compulsória, foi nomeado Professor Emérito da Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover. Entre  diversas  homenagens  recebidas  pelo  Prof.  Hans  Merkt, destacam-se: 

1966  –  Sócio  Benemérito  da  Sociedade  Pernambucana  de  Medicina Veterinária; 

1967 – Sócio Honorário da Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul; 

1975 – Doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 

1975  –  Medalha  do  Mérito  da  Agricultura  (IVANOW)  outorgada  pelo Ministério da Agricultura da União Soviética; 

1979 – Doutor honoris  causa da Universidade Federal Rural de Pernambuco; 

1979 – Doutor honoris causa da Universidade Austral do Chile; 

1984  –  Doutor  honoris  causa  da  Universidade  Nacional  de  Assunção  –  Paraguai; 

1984  –  Mérito  do  Médico  Veterinário  no  Grau  de  Comendador  pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária; 

1985 – Medalha de Ouro da Universidade Rural de Varsóvia; 

1988 – Medalha de Ouro da Universidade de Cartum - Sudão; 

1988 – Medalha de Ouro da Associação dos Criadores de Puro Sangue Inglês da República Federal da Alemanha; 

1993 – Medalha  Hermann-von-Nathusius  da  Associação  Alemã  de Ciências  Zootécnicas; 

1995  –  Doutor  honoris  causa  da  Escola  Superior  de  Veterinária  de Helsinki; 

1997 – Membro Honorário da Associação Mundial de Veterinária; 

1998  –  Grã-cruz  do  Mérito  da  Ordem  da  Sociedade  Brasileira  de Medicina Veterinária; 

2000 - Membro Honorário da Academia Baiana de Medicina Veterinária; 

2000 – Sócio Honorário da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia; 

2000  -  Doutor  honoris  causa  da  Universidade  Federal  da  Bahia. 

Ao  lado  dos  numerosos  títulos  alcançados,  publicou  mais  de  400 trabalhos científicos e foi autor e coautor vários livros e filmes didáticos. Falava além do alemão, português, espanhol, inglês e francês. Faleceu  em  26  de  setembro  de  2001.  Foi  casado  com  a  senhora Barbara Merkt, com quem teve quatro filhos. 

 

Acadêmico Titular e 1º Ocupante da Cadeira Nº 27: JOSELITO NUNES COSTA

Posse: 18 de dezembro de 2019.

 

Menino de camisa verde e gravataDescrição gerada automaticamente
Joselito Nunes Costa

Nasceu em 16 de agosto de 1962, em Alagoinhas – Bahia. Filho de Eliezer de Oliveira Costa e Maria de Lourdes Nunes Costa.

Médico Veterinário pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1985); realizou mestrado em Patologia Bovina na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP - SP (1993) e doutorado em Clínica Veterinária na Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Botucatu – SP (2001). Participou de vários eventos de educação continuada como: estágios, treinamentos e reuniões técnicas, cursos, assim como congressos nacionais e internacionais, simpósios e conferências.

Sua atuação profissional começou em 1985, como veterinário da Cooperativa dos Produtores de Leite de Alagoinhas – BA (Comproleite). Foi veterinário do Centro de Desenvolvimento da Pecuária - CDP em Oliveira dos Campinhos – BA (1986 a 1992). Nesse período, foi coordenador do CDP por duas gestões e orientou 157 alunos (estágio extracurricular) de diferentes instituições de ensino. Ingressou em 1992, através de concurso público no magistério superior como professor auxiliar da Escola de Medicina Veterinária da UFBA, onde apresentou intensa atividade de ensino, pesquisa e extensão. Vinte anos após, já como Professor Associado I, pediu transferência para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cruz das Almas – BA, onde atualmente é Professor Titular. É e foi orientador de alunos da graduação e pós-graduação, tanto no mestrado, como no doutorado, inclusive em outras universidades.

Foi homenageado pelo CRMV-BA como Médico Veterinário Destaque em 2002 e em 2006 pela Associação dos Médicos Veterinários de Feira de Santana. Em 2003 e 2005 recebeu o Prêmio de Pesquisa Clínica Schering-Plough Coopers.

Sua brilhante e ascendente carreira profissional é marcada pelo dinamismo, competência e principalmente pelo amor ao que faz.