Membro Correspondente nº 01

 

Jomar Souza
LegendaJomar da Cruz Vieira de Souza 

SAUDAÇÃO PROFERIDA PELA ACADÊMICA TITULAR FUNDADORA WILMA DE ALBUQUERQUE FRANCO POR OCASIÃO DA OUTORGA DO TÍTULO DE MEMBRO CORRESPONDENTE DA ACADEMIA BAIANA DE MEDICINA VETERINÁRIA, AO MÉDICO VETERINÁRIO JOMAR DA CRUZ VIEIRA DE SOUZA, EM 14 DE SETEMBRO DE 2001. 

Jomar da Cruz Vieira de Souza, carioca de nascimento, paranaense de coração e agora, baiano por adoção, nasceu em 6 de maio de 1932, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Graduou-se, em 1955, em Medicina Veterinária pela Escola Fluminense de Medicina Veterinária.  

Ainda em 1955, foi aprovado em concurso público do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP) para provimento do cargo da classe inicial da carreira de Veterinário. 

Nesse mesmo ano foi contratado pela Comissão Nacional de Brucelose do Ministério da Agricultura, sendo, em 1957, designado para chefiar o Posto de Vigilância Sanitária Animal de Castro, aí permanecendo até 31 de dezembro de 1971. 

Em Castro, desenvolveu muitas atividades: Chefe do Laboratório de Fabricação de Produtos Veterinários, Supervisor dos trabalhos da Equipe técnica da campanha de combate à febre aftosa, Chefe do Laboratório de Fabricação de Produtos Biológicos, Responsável pela Central de Inseminação Artificial. Viajou para a Bélgica para supervisionar os pré-requisitos das medidas zoo-sanitárias e acompanhar os trabalhos de quarentena de suínos da raça Landrace exportados para firmas de São Paulo e Ponta Grossa no Paraná. 

Em Ponta Grossa, no Paraná, foi Chefe do Posto de Vigilância Sanitária Animal. 

Aposentou-se em 1º de agosto de 1991. Em reconhecimento aos 38 anos de relevantes serviços prestados e aos 45 anos residindo em Castro, lhe foi outorgado pela Prefeitura dessa Cidade o Título de “Cidadão Castrense”.  

Dr. Jomar consegue conciliar o profissional competente, íntegro, responsável e respeitado pelos seus colegas, com o médico veterinário amigo, classista, entusiasta e sempre disposto a colaborar com todas as causas que engrandecem a Medicina Veterinária Brasileira. 

Pela sua experiência na criação e organização da Academia Paranaense de Medicina Veterinária, pelo seu dinamismo e idealismo, tem colaborado na instalação de todas as Academias Regionais de Medicina Veterinária, exceto a do Ceará que foi a primeira a ser criada. 

O homenageado colaborou em todas as etapas da instalação da nossa Academia, desde os trabalhos da Comissão de Estudos e Gestões, sempre foi nosso consultor “ad hoc” e o maior incentivador para realização das nossas atividades. 

Os seus confrades baianos, como justa homenagem, o escolheram como Membro Correspondente da ABAMEV, aprovando por unanimidade, em sessão realizada no dia 4 de agosto de 2003, a proposta por mim formalizada, passando assim o Dr. Jomar da Cruz Vieira de Souza, a fazer parte do quadro desta Academia. 

Por tudo isto é que a ABAMEV com muito orgulho lhe concede nesta sessão solene o título de Membro Correspondente. 

Seja bem vindo Dr. Jomar à nossa Academia que, se já era sua, a partir de agora o é oficialmente. 

Por motivo superior o nosso homenageado não pode participar desta solenidade. Convido o Acadêmico Titular João Vieira Neto para, em seu nome, receber o Diploma da titulação e ler o seu pronunciamento. 

PRONUNCIAMENTO DO MÉDICO VETERINÁRIO JOMAR DA CRUZ VIEIRA DE SOUZA POR OCASIÃO DA SESSÃO SOLENE DE OUTORGA DO TÍTULO DE MEMBRO CORRESPONDENTE DA ACADEMIA BAIANA DE MEDICINA VETERINÁRIA 

Senhora Presidenta da Academia Baiana de Medicina Veterinária, Dra. Wilma de Albuquerque Franco, Senhor Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Dr. Benedito Fortes de Arruda, Senhor Diretor da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia Dr. José Vasconcelos de Oliveira Lima, Senhor Presidente do Conselho Regional do Estado da Bahia, Dr. Carlos Humberto de Almeida Ribeiro Filho, Senhora Presidenta da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, Dra. Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida e demais componentes da mesa. 

Segundo as sagradas escrituras o homem propõe e Deus dispõe. Não aprecio justificativas, mas infelizmente contra minha total vontade, em conseqüência de um ato cirúrgico, estou impedido de viajar. 

Assim, humildemente, peço desculpas por não estar presente à sessão solene da Academia Baiana de Medicina Veterinária, para recebimento do honroso título de “Membro Correspondente” num gesto carinhoso dos ilustres Confrades Baianos. Esta nobre decisão muito me honrou, tocando do âmago do meu coração, pois demonstra a generosidade e sensibilidade dos nobres acadêmicos. 

Constitui uma verdadeira ousadia subir numa tribuna com a presença de tão seleto auditório de um Estado que se destaca dos demais, desde o início de sua existência, pois em Porto Seguro, o navegador Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil e principalmente pela cultura de seus filhos, em todos os seus segmentos. 

Bahia, terra de vultos ilustres nas artes, na música, na literatura, no folclore. Dentre outras personalidades citamos o famoso tribuno e jurista Ruy Barbosa; o poeta condoreiro Castro Alves; políticos exemplares como Otavio Mangabeira, Juracy Magalhães, Aliomar Baleeiro; os famosos escritores como Jorge Amado, Wilson Lins; na música, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil. 

Tentando vencer a ousadia, dirijo algumas palavras de sincero agradecimento pela distinção do Título que acabo de receber como “Membro Correspondente” da Academia Baiana de Medicina Veterinária. 

Agradecendo esta honraria, declaro que a concessão deste Título aumenta a minha responsabilidade com a Academia Baiana, na mesma intensidade que esta concessão me sensibiliza. Na pessoa dessa digna líder da profissão, a Acadêmica Professora Doutora Wilma de Albuquerque Franco, quero agradecer a cada Acadêmico por este ato de estima e consideração. 

Na oportunidade quero exaltar esta Academia, que pelas suas atividades atingiu totalmente a finalidade e objetivos, de sua criação. 

Lembro que afirmamos, quando na instalação da Academia Paranaense de Medicina Veterinária, aos Acadêmicos ora empossados, o compromisso de fazer desta Instituição, não apenas mais uma academia, mas sim uma instituição que fosse respeitada e admirada por todos quantos dela tiverem notícia. 

Queridos confrades, declaro que as suas posses como Acadêmicos Titulares estão plenamente justificadas, pois tornaram esta Academia respeitável, ao lado da nossa querida Presidenta Wilma. 

Comentarei para conhecimento de todos como, quando da instalação de nossa Academia o carinho e o empenho da Wilma nos impressionou. O seu grandioso trabalho para resgatar a memória da Medicina Veterinária da Bahia e instalar a Academia Baiana. De fato os confrades baianos constituem os expoentes da cultura medica veterinária do seu Estado, especialistas em suas áreas de atuação, todos com um passado enorme de trabalho, de excelente gabarito técnico, de ações em beneficio da profissão que abraçamos e também tenho certeza que estão oferecendo um assessoramento de excelência, considerando o elevado padrão cultural e curricular de seus Acadêmicos. 

Como um dever de justiça, informo que ao encerrar as solenidades de instalação da Academia Paranaense, a emérita Professora da Cadeira de Anatomia, da Universidade Federal da Bahia, preocupada com os menores detalhes dos procedimentos da Comissão Organizadora - não poderia proceder de outra forma - soube muito bem dissecar esses detalhes. 

No momento presto uma singela homenagem ao emérito e dedicado Mestre, o professor Doutor Penildon Silva, que recebe a comenda “Ordem ao Mérito da Medicina Veterinária da Bahia”, que pelo significado de sua palavra abrange todo o reconhecimento da classe aos seus ensinamentos no campo da Bioquímica, sua especialidade, de reconhecido saber, colaborando para o desenvolvimento do Brasil ao formar profissionais, que entre outras atividades, se dedicam ao fazer progredir um país, uma região na produção da proteína animal, com medidas de ordem sanitária, controlar zoonoses e transformá-la em moedas internacionais para alavancar o progresso do Brasil. 

O meu respeito à classe médica veterinária baiana que por intermédio de uma comenda ao médico e farmacêutico Dr. Penildon, deixou gravada a gratidão a aquele que por seus conhecimentos científicos transferiu cultura. 

A escolha do vosso nome Dr. Penildon, constituiu a consequência lógica de uma análise ponderada e justa. É o resultado da apreciação das altas qualidades que adornam a vossa personalidade, toda dedicada à atividade construtiva no setor de conhecimentos humanos que abraçamos e tomamos como especialidade profissional. 

Muito obrigado, sejam felizes e boa noite.