Membro Honorário nº02
O médico veterinário Wilhelm Brass nascido em Colônia, no dia 14 de Abril de 1926, graduou-se pela Escola Superior de Veterinária de Hannover, em 1951.
Realizou o doutorado em Medicina Veterinária e mais tarde, em 1958, defendeu tese para Livre Docente, ambos em Hannover.
Ocupou o cargo de docente da Clínica de Pequenos Animais dessa Escola, posteriormente foi Assistente Chefe da Clínica de Pequenos Animais.
Em 1959, foi contratado como docente da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, juntando-se ao não menos ilustre professor alemão Doutor Hans Merkt. Merkt dirigindo a Clínica de Grandes Animais e Brass na Clínica de Pequenos Animais. Posteriormente, com a saída de Merkt, passou a dirigir a Clínica de Bovinos e Equinos.
O trabalho desenvolvido por esses dois alemães no Rio Grande do Sul foi o ponto de partida para a celebração do Convênio firmado entre a Escola Superior de Veterinária de Hannover e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mais tarde, em 1974, era celebrado o convênio com as Universidades Federais de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, da Bahia e a Federal Rural de Pernambuco.
Após realizar Curso de Especialização em Cardiologia, na Universidade da Pennsylvania, retornou à Hannover, em 1964, como Diretor da Clínica de Pequenos Animais da Escola Superior de Veterinária.
Foi detentor de inúmeros títulos honoríficos e em função da sua participação no já citado convênio, inclusive como Coordenador no Colegiado de Administração, lhe foi outorgado o Título de Doutor Honoris Causa das cinco Universidades envolvidas no convênio. Publicou algumas centenas de trabalhos científicos, teses e fez editar como autor e coautor de livros e filmes didáticos.
Faleceu aos 85 anos de idade no dia 08 de outubro de 2011, vítima de leucemia.
SAUDAÇÃO PROFERIDA PELA MÉDICA VETERINÁRIA ROSILDA MENEZES DE SOUZA POR OCASIÃO DA OUTORGA DO TÍTULO DE MEMBRO HONORÁRIO DA ACADEMIA BAIANA DE MEDICINA VETERINÁRIA, AO MÉDICO VETERINÁRIO WILHELM BRASS, EM 31 DE AGOSTO DE 2000.
Senhores componentes da mesa diretora dos trabalhos, Senhores médicos veterinários, Senhores homenageados, minhas Senhoras, meus Senhores.
Muito me honra saudar, em nome da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia e da Academia Baiana de Medicina Veterinária, o nosso muito querido e respeitado médico veterinário Professor Doutor Wilhelm Brass.
O Professor Brass nasceu em Colônia, às margens do Reno, no dia 14 de Abril de 1926. Concluiu o curso de Veterinária na Escola Superior de Veterinária de Hannover, em 1951, e no mesmo ano doutorou-se em Medicina Veterinária, assumindo logo em seguida o cargo de Assistente Voluntário da Clínica de Pequenos Animais dessa Escola. Em 1958, promoveu-se a Livre Docente e foi nomeado para o cargo de Assistente Chefe da Clínica de Pequenos Animais. No ano seguinte foi licenciado, sem vencimentos, pela Escola Superior de Veterinária de Hannover para exercer atividade docente na Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como Professor Contratado, onde dirigiu a Clínica de Pequenos Animais e posteriormente a Clínica de Bovinos e Equinos.
Após o término do contrato com essa Universidade, em 1964, desenvolveu estudos avançados na área de Cardiologia na Universidade da Pennsylvania.
Em 1965, foi efetivado Professor Catedrático e nomeado Diretor da Clínica de Pequenos Animais da Escola Superior de Veterinária de Hannover, cargo que ocupou até 1991 quando ocorreu a sua aposentadoria.
Ao lado dos numerosos títulos honoríficos que detém, destacam-se: Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor Honoris Causa pelas Universidades: Federal de Santa Maria, Rural de Pernambuco e hoje à tarde também pela Federal da Bahia.
Possui algumas centenas de trabalhos científicos publicados e fez editar como autor e coautor de livros e filmes didáticos.
A Medicina Veterinária brasileira foi agraciada, em 1974, com a celebração do Convênio entre a Escola Superior de Veterinária de Hannover e cinco Universidades brasileiras: de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, de Pernambuco e da Bahia. Esse convênio foi um marco significativo do desenvolvimento conceitual, prático e estrutural para a Ciência Veterinária no Brasil. Além do mais, possibilitou treinamentos especializados de curta e longa duração de brasileiros na Alemanha, caracterizando uma era de formação de multiplicadores de conhecimentos.
O Professor Wilhelm Brass, além de ser um dos mentores deste Convênio, contribuiu de forma especial para que o sucesso fosse assegurado, dedicando-se de maneira exemplar como Coordenador pela Escola de Hannover no Colegiado de Administração do referido Convênio.
Nesta caminhada brilhante, o Professor Wilhelm Brass identificou-se com os problemas brasileiros e estabeleceu um sólido circulo de amizades através de exemplo de profissionalismo, de ética e de relacionamento humano, desfrutando do mais alto conceito internacional entre os veterinários e professores universitários.
É, pois, muito justa a homenagem hoje a ele prestada, outorgando os Títulos de Membro Honorário e de Sócio Honorário da Academia Baiana de Medicina Veterinária e da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, respectivamente.