Membro Honorário nº03

 

FIG 17
Jadyr Vogel

Jadyr Vogel, filho de Gustavo Adolpho Vogel e Felicidade Perpétua de Salles Vogel, nasceu na Cidade do Rio de Janeiro, em 4 de agosto de 1914. 

Diplomou-se em Medicina Veterinária, pela Escola Nacional de Veterinária em 1936 e em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, em1939. Doutor em Veterinária pela Escola Nacional de Veterinária, em 1949, aperfeiçoou a sua formação profissional através de cursos de extensão universitária e educação continuada. 

 

Iniciou-se no magistério em 1939, percorrendo toda a carreira docente, de Professor Assistente a Titular, de diversas Instituições como da Escola Nacional de Veterinária, da Faculdade Fluminense de Medicina, da Escola de Medicina e Cirurgia, da Escola de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro e em vários outros estabelecimentos. Dedicou-se à área de Pós-Graduação, em níveis de Mestrado e Doutorado. Integrou mais de uma centena de bancas examinadoras em concursos para Professor Catedrático, Titular, Adjunto, Livre Docente e Professor Assistente, bem como em Defesas de Tese de Mestrado e Doutorado. Em 2003, já aposentado, recebeu o Título de Professor Emérito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  

 

São extensas suas atividades de pesquisa. Desenvolveu grande número de projetos, alguns dos quais pioneiros no Brasil e orientou pesquisadores em trabalhos de elaboração de teses de mestrado e doutorado. Foi Membro do Conselho Científico de diversos periódicos e Consultor Técnico da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nivel Superior. Publicou monografias, um livro didático e dezenas de trabalhos em revistas. 

Além do ensino e pesquisa Dr. Jadyr se destacou na esfera administrativa, como Diretor da Escola Nacional de Veterinária, Diretor Agregado, Chefe de Departamentos, Decano de Assuntos Estudantís da mencionada Escola, bem como Vice-Reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atuou como médico veterinário na Prefeitura do Distrito Federal, no Exército Nacional durante a última guerra Mundial, Chefe do Serviço Veterinário e Diretor Substituto do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.  

Muitos foram os prêmios e os títulos a ele conferidos, dentre os quais destacamos: Medalha Fermin Toro, da República da Venezuela, Medalha Paulo Dacorso Filho, do CFMV, Comenda do Mérito Veterinário, da UFRRJ, Gran Cruz da Ordem do Mérito da Medicina Veterinária, da SBMV, Medalha Tiradentes, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.  

Membro de inúmeras associações de classe atuou como Presidente da Sociedade de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro e Sociedade Brasileira de Buiatria, da Mútua dos Veterinários, Vice-Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, desde a fundação até 2013, quando renunciou ao mandato; na ocasião, o Prof. Jadyr foi aclamado como Presidente Honorário da Academia Brasileira de Medicina Veterinária. 

A concessão do Título de Membro Honorário a Dr. Jadyr Vogel é um reconhecimento dos seus confrades baianos pelo muito que representa para a Medicina Veterinária do país. 

Faleceu no dia 6 de maio de 2014 aos 99 anos de idade. 

SAUDAÇÃO PROFERIDA PELA ACADÊMICA TITULAR FUNDADORA WILMA DE ALBUQUERQUE FRANCO, POR OCASIÂO DA OUTORGA DO TÍTULO DE MEMBRO HONORÁRIO DA ACADEMIA BAIANA DE MEDICINA VETERINÁRIA AO MÉDICO VETERINÁRIO JADYR VOGEL.  

Meu querido Dr. Jadyr,  

Esta noite orgulha-se a Academia Baiana de Medicina Veterinária em outorgar o título de Membro Honorário a um dos seus colaboradores mais ilustres, o médico veterinário Dr. Jadyr Vogel. 

Felicidade foi o sentimento que me assomou ao ser designada para, em nome dos meus pares, proferir as palavras de saudação ao homenageado, nesta solenidade.  

Tive o privilégio de conhecer Dr. Jadyr Vogel em 1986, quando da minha posse na Academia Brasileira de Medicina Veterinária e logo me encantei pela sua candura, serenidade, e dinamismo.  

Os anos se passaram. As dores, perdas e decepções não o transformaram em pessoa amarga. Ao contrário. Como uma pedra preciosa, que quanto mais lapidada mais pura e rara fica, Dr. Jadyr, representa hoje o símbolo de prudência e lealdade. 

Sabedoria, experiência e cultura, acumulados durante toda uma vida, os títulos de doutores, os prêmios e homenagens recebidos, nada representam quando comparados com os traços marcantes da sua personalidade: seu carisma, sua simplicidade que chega às raias da humildade, o carinho com que trata as pessoas, a sua fidelidade, o poder de liderar sem impor, de dirigir sem ordenar, de apaziguar sem ostentar.  

Mas o que move esse “Jovem” de 90 anos a continuar trabalhando tanto em prol da Medicina Veterinária? A participar de congressos, de solenidades, a proferir palestras e conferências?  

A mola mestra é o seu amor pela Medicina Veterinária e este amor fez com que conseguisse concretizar muito dos seus sonhos. O maior deles, criar a Academia Brasileira de Medicina Veterinária, como Presidente da “Comissão de Estudos e Organizadora” da qual participaram os ilustres médicos veterinários Vicente de Paula Graça, Roberto Maggioly Freire da Silva e José Mussi Sobrinho, por designação do Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária o nobre colega René Dubois. 

Um dos outros sonhos foi o de incentivar e apoiar a criação das Academias Regionais de Medicina Veterinária, no que contou com o apoio irrestrito do Acadêmico Sérgio de Coube Bogado. Assim foram criadas as Academias Paranaense, Pernambucana, Alagoana, Rio Grandense do Sul, do Rio de Janeiro e a nossa, a Academia Baiana de Medicina Veterinária.  

Sua brilhante participação no magistério e em órgãos superiores da Universidade, seus inúmeros títulos, sua excelente formação acadêmica e científica e as atividades desenvolvidas em sua profícua e fecunda vida universitária seriam suficientes para concessão do elevado título de Membro Honorário de nossa Academia, mas os acadêmicos baianos levaram em conta, principalmente, o seu apoio para criação da nossa Academia.  

Assim, por mérito, em Assembléia Geral de 4 de julho de 2004, seu nome foi aprovado por aclamação e hoje, em júbilo, a ABAMEV, aqui representada por seis dos seus 14 Acadêmicos Titulares, se reúne para outorga deste Título.  

Na realidade, trata-se de uma mera formalidade, pois Membro Honorário da nossa Academia, Dr. Jadyr, o senhor sempre foi. 

Seja bem vindo Dr. Jadyr, a nossa Academia o recebe de braços abertos, para que o senhor continue participando de nossas ações, apoiando as nossas iniciativas, esclarecendo as nossas dúvidas e principalmente, nos ensinando a amar cada vez mais a nossa profissão. 

Que Deus o proteja.