UMA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA É PIONEIRA NA CRIAÇÃO DE UM DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA NO BRASIL*

Em 1958 o Professor Octavio Domingues expoente maior da Zootecnia brasileira publicou um estudo denominado “Considerações Sobre o Ensino da Zootecnia”. A publicação incentivou o Prof. Renato Medeiros Netto então Diretor da Escola de Medicina Veterinária da Bahia, hoje da Universidade Federal da Bahia a convidá-lo para coordenar um Curso de Especialização em Zootecnia, o qual, realizado com sucesso no ano de 1959, preparou 15 especialistas.

Isto resultou na idéia de criar um Instituto de Zootecnia, no qual seriam realizadas pesquisas na área, contando para tanto com a existência de fazendas de propriedade da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, a quem também a Escola à época estava vinculada. A possibilidade de envolver aquelas instalações foi a causa de desprestígio da iniciativa face à reação da própria Secretaria.

Esse malogro levou a Escola a tentar montar um Curso de Graduação em Zootecnia como forma de alcançar o objetivo inicial, ou seja, promover o desenvolvimento do segmento zootécnico do Estado.

Em 1961 o Professor Otávio Domingues é convidado a retornar à Bahia para montar o referido Curso. Na ocasião viajou pelo interior do Estado em companhia dos Professores Aloysio Portella Póvoas e Geraldo Cezar de Vinháes Torres, objetivando conhecer detalhadamente a realidade da pecuária baiana.

O projeto elaborado com esmero foi aprovado pela Congregação da Escola em 6 de junho de 1961. O curso foi projetado para ser realizado em quatro anos contando com as seguintes matérias: Agricultura Geral; Agrostologia; Anatomia e Fisiologia dos Animais Domésticos; Apicultura; Avicultura; Botânica e Zoologia Aplicadas; Bovinocultura; Cunicultura e Animais Pelíferos; Eqüídeocultura; Exterior, Raças e Julgamento; Higiene Veterinária; Indústria de Produtos Animais; Instalações Rurais; Introdução à Zootecnia; Matemática e Estatística Aplicadas; Melhoramento Animal; Ovino e Caprinocultura; Piscicultura; Química Orgânica e Biológica; Reprodução e Inseminação Artificial; Sericicultura; Sociologia, Economia e Legislação Rurais; Suinocultura.

Levado à administração superior do Estado, o Curso foi obstruído pelos mesmos motivos do Instituto de Zootecnia.

Com estes dados devidamente documentados, a Escola de Medicina Veterinária da UFBA, detém a prioridade histórica de ter tido a iniciativa de planejar, aprovar e tentar realizar um curso superior de Zootecnia no Brasil.

 

* Apresentado no 34º Congresso Brasileiro de Veterinária, Santos, 2007.

** Acadêmicos Titulares da Academia Baiana de Medicina Veterinária

*** Estudante da Escola de Medicina Veterinária da UFBA