Cadeira Nº 8 - Aroldo Cedraz de Oliveira
PATRONO DA CADEIRA Nº 08
Milton Lourenço dos Santos nasceu no Rio de Janeiro no dia 25 de fevereiro de 1920, filho de José Lourenço dos Santos e Amélia Corrêa dos Santos. Habilitou-se no curso secundário na mesma cidade, ingressando na então Escola Nacional de Veterinária, localizada no bairro Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, vindo a receber seu diploma em 17 de dezembro de 1947.
Em 1948, ingressou no Serviço Público Federal na então Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, responsável por este segmento do ensino superior. Transferiu-se para a Bahia em 1951, passando a exercer suas funções na Inspetoria de Defesa Sanitária Animal, localizada no bairro de Monte Serrat em Salvador, encarregando-se do setor de patologia animal.
Pela sua experiência no aludido setor, foi convidado a assumir a Cadeira de Patologia (Patologia Geral, Anatomia Patológica e Patologia Especial) da recentemente criada Escola de Medicina Veterinária da Bahia, sendo para tanto nomeado em 12 de agosto de 1954. Aplicado ao magistério procurou ampliar o seu horizonte de conhecimentos, concluindo em 1955 o Curso de Sanitarista da Escola Baiana de Medicina e Saúde Publica, tornando-se regente da Cadeira de Zoonoses.
Em 1959, quando a Escola de Medicina Veterinária da Bahia ofereceu um Curso de Especialização em Zootecnia, declinou de ser professor para ser aluno. Didata por excelência, suas aulas eram perfeitamente absorvidas pelo alunado, o que se tornou a sua principal característica como mestre.
Dedicado inteiramente no ensino, foi Vice Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 1969 a 1971 e de 1980 a 1982. Por sua capacidade de organização, foi eleito Chefe do Departamento de Patologia e Clinicas da Escola de Medicina Veterinária da UFBA, de 1971 a 1973, de 1977 a 1983, bem como de 1985 a 1988, sendo também Chefe do Núcleo de Extensão da mesma Escola, de 1976 a 1979.
Representou a sua Escola no Conselho de Coordenação da Universidade Federal da Bahia, como suplente (1977 a 1979) e como titular (1979 a 1981), integrando a Câmera de Ensino de Graduação do referido Conselho. Sempre prestigiando a sua Escola, publicou trabalhos de pesquisa nos Arquivos da Escola de Medicina Veterinária da UFBA, sobressaindo-se como membro da sua Comissão Científica. Publicou inúmeros artigos de divulgação em diversos órgãos da imprensa baiana. Faleceu em 5 de dezembro de 1992.
Acadêmico Titular Fundador e 1º Ocupante da Cadeira Nº 8 - Aroldo Cedraz de Oliveira
Posse em 09 de setembro de 1999.
Filho de João José de Oliveira e Maria Cedraz de Oliveira nasceu na cidade sertaneja de Valente, na Bahia, em 26 de fevereiro de 1951.
Concluiu o seu curso superior na Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia em 14 de janeiro de 1974, destacando-se como aluno de vanguarda. Selecionado pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia, foi cursar mestrado na Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul, na área de Patologia, obtendo o título em 1974, sendo removido para a Escola de Medicina Veterinária também da UFBA, naquele mesmo ano. Dedicou-se ao estudo da Histopatologia e buscando aprimorar os seus conhecimentos, cursou doutorado na Escola de Veterinária de Hannover, Alemanha, concluindo-o em 1982.
Em 1984 foi nomeado Diretor pro tempore da Escola de Medicina Veterinária, assumindo, em 1985, a Chefia ao Departamento de Patologia e Clínicas daquela instituição. Em 1986 foi convidado para ser Assessor do Reitor da Universidade Federal da Bahia, para a área de pesquisa e pós-graduação, assumindo interinamente esta Pró-Reitoria.
Ingressou definitivamente na política em 1987, quando foi presidente da Companhia de Energia Rural da Bahia, passando em 1987 a Secretário de Recursos Hídricos e Irrigação, em 1989 a chefe da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, elegendo-se Deputado Federal em 1991, aonde vem ocupando cadeira em quatro mandatos sucessivos, tendo neste espaço no ano de 2000 ocupado a pasta de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia.
No Legislativo Federal a sua eficaz atuação tem proporcionado a escolha de seu nome como titular e suplente de inúmeras comissões, como de Agricultura e Política Rural, Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Defesa Nacional, entre mais de duas dezenas de outras. Deve ser dado destaque a relatórios de extrema importância como o da Política Brasileira de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Uso e Conservação do Solo e da Água no Meio Rural e em destaque a que criou o Ministério da Defesa Nacional. Como parlamentar visitou inúmeros países: China, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, México, Chile e Bélgica.
Sua participação efetiva no Congresso motivou a outorga da Comenda da Ordem do Mérito Naval, Aeronáutico, Militar, do Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores. Em 1990 foi considerado “Cidadão de Salvador” pela Câmara de Vereadores desta cidade. Na atualidade ele é Ministro do Tribunal de Contas da União – TCU.