Cadeira N° 10 - Josélio de Andrade Moura
PATRONO DA CADEIRA Nº 10
O Patrono desta Cadeira o Médico Veterinário Nelson Baeta Alvim, nasceu na Cidade do Rio de Janeiro no dia 11 de dezembro de 1897. Graduou-se pela então Escola Nacional de Veterinária, incorporada a hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Foi nomeado e empossado para servir na Inspetoria Regional de Defesa Sanitária Animal em Salvador, onde exerceu suas atividades a partir de 1930, desenvolvendo uma atuação marcante na dinamização das ações de sanidade animal e inocuidade de alimentos, implantando um efetivo de imunização de animais, quarentena e desenvolvimento laboratorial, tendo trabalhado durante muito tempo sob o comando de Dr. Aluysio Lobato Valle.
Sua capacidade de trabalho e obstinação de cumprimento das obrigações que lhe eram determinadas, o levou a ser considerado um verdadeiro exemplo de responsabilidade profissional entre os seus pares, notadamente os seus colegas da Inspetoria Regional.
Tais qualidades levaram o Professor Mauro Ferreira de Camargo, Diretor fundador da então Escola de Medicina Veterinária da Bahia, a indicá-lo para professor da recém instalada Escola, sendo nomeado em 8 de fevereiro de 1952 para Professor Catedrático da 11ª Cadeira Terapêutica, Farmacodinâmica, Toxicologia e Arte de Formular sendo, pois, considerado um dos seus fundadores.
Formado em Farmácia, procedeu a instalação do laboratório da referida Cadeira sem, contudo, ter tido a oportunidade de regê-la, vez que em 1954 foi transferido ”ex ofício” para a Cidade de Belém no Estado Pará, o que o obrigou a demitir-se do cargo de professor da nossa Escola, tendo, contudo, feito parte da Banca Examinadora do seu 1º. Vestibular, realizado em 29 de maio de 1952. Pouco tempo ficou sediado em Belém. Em 1955 foi transferido para o Rio de Janeiro, então Capital da República, para ocupar a chefia da Inspetoria de Defesa Sanitária Animal. Exerceu suas atividades profissionais na Bahia, durante 24 anos, deixando um grande círculo de amigos, admiradores da sua forte personalidade, da sua lealdade, do seu profissionalismo.
Aposentou-se como funcionário exemplar do Ministério da Agricultura, em 1965, vindo a falecer em 8 de abril de 1973, deixando saudade e a admiração de todos que o conheceram.
Acadêmico Titular 1º Ocupante da Cadeira Nº 10 - Josélio de Andrade Moura
Posse em 14 de setembro de 2001.
Nasceu na cidade de Jequié na Bahia, em 25 de janeiro de 1949, filho do casal Miguel Moura Matos e Nadyr Andrade Matos.
Graduou-se em 19 de dezembro de 1970 pela Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia. Ingressou no serviço publico no grupo de Erradicação da Febre Aftosa (GERFAB), do Governo da Bahia no ano de 1971, passando ao Ministério da Agricultura em 1973, obtendo a primeira colocação em ambos os concursos.
Fez cursos de alta qualificação a exemplo em Negociação Agrícola Internacional, na Universidade de Turim, na Itália, Epidemiologia e Planificação em Saúde Animal, em Buenos Aires, Desenvolvimento Organizacional em Los Angeles, entre dezenas de outros. A sua contribuição na vida pública é por demais extensa, coordenando projetos como POLOAMAZONAS, POLONORDESTE, POLOCENTRO, gerenciando a área internacional do Departamento Nacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural, dirigindo o Departamento Nacional de Defesa Agropecuária e o Departamento Nacional de Produção Animal, todos do Ministério da Agricultura, assim como desempenhando a função de Assessoria de diversos segmentos do referido Ministério, inclusive do próprio Ministro.
Vale ser dado destaque especial ter sido representante do Brasil na Organização Mundial de Epizootias (OIE), em Paris, entre os anos de 1985 e 1991 e Consultor da Food and Agricultural Organization (FAO). Submeteu-se e foi aprovado em primeiro lugar em concurso para o Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Federal da Bahia, todavia, lamentavelmente, não assumindo o cargo.
A sua participação em eventos da Medicina Veterinária Brasileira e em eventos internacionais foi por demais significativa, sobressaindo-se como dirigente de associações científicas e profissionais no Brasil e no mundo, citando-se: Vice- Presidente Executivo da Associação Mundial de Veterinária (1997), Vice- Presidente para América Latina e Caribe da mesma entidade (1987), Vice- Presidente da Associação Mundial de Veterinária (1999), Vice-Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (1984 a 1987), bem como Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (1984 a 1987).
É mestre e doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Nacional de Brasília (UnB). Publicou cerca de dez livros na área da Medicina Veterinária sobre os mais variados temas, além de vários trabalhos científicos. Seu valor profissional e sua atuação para o engrandecimento da Medicina Veterinária promoveram a outorga de 16 títulos destacando-se o de Grã Cruz do Mérito da Medicina Veterinária Brasileira (1987), Medalha de Prata da Sociedade de Medicina Veterinária da Argentina (1996), Honorary Member da Flórida Veterinary Medical Association (1989), Membro Honorário da Real Academia de Ciências Veterinárias da Espanha (1992). Merecidamente ocupa a Cadeira nº 11 da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, que tem como Patrono José Januário Carneiro Filho.
Foi Ministro de Estado da Integração Nacional. Presidente dos Conselhos Deliberativo da SUDAM, SUDENE e da SUDECO. Consultor em Epidemiologia e Sanidade Animal. Conselheiro Efetivo do Conselho Universitário e do Conselheiro de Ensino Pesquisa e Extensão do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF.
Em 2021, foi agraciado com a Medalha do Exército Brasileiro pelos relevantes serviços prestados à Medicina Veterinária Militar e com a Ordem do Mérito da Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento das Ciências Veterinárias e da Pecuária Nacional.
É o Presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária - ABRAMVET.
Setembro/2021