Cadeira Nº 11 - Armando Pedreira das Neves
PATRONO DA CADEIRA N° 11
Waldemar Dórea de Araújo Bastos nasceu em 1º de outubro de 1928, no bairro do Barbalho em Salvador, Bahia, filho de José Luiz Guimarães de Araújo Bastos e Doralice Dórea de Araújo Bastos.
Cursou o primário na Escola Rachel Ribeiro, o ginasial no Colégio Carneiro Ribeiro e o científico no Colégio Estadual da Bahia. Ingressou, através de Exame Vestibular em 1952, na recém criada Escola de Medicina Veterinária da Bahia, diplomando-se em 19 de dezembro de 1955, compondo a primeira turma da nova instituição de Ensino Superior baiana. Quando ainda estudante ocupou a monitoria da Cadeira de Zoologia Médica e Parasitologia, onde faria toda a sua trajetória acadêmica. Esportista e amigo leal era uma figura humana maravilhosa, muito querida pelos seus contemporâneos – professores e colegas – e posteriormente pelos seus alunos.
Em 1956, foi contratado pela Secretária de Agricultura, Indústria e Comércio, para exercer suas funções de médico veterinário no Instituto Biológico da Bahia, alcançando rapidamente a Chefia da Seção de Parasitologia, onde passou a desenvolver intensa atividade de diagnóstico laboratorial enveredando inexoravelmente para a pesquisa. A mesma época, face ao seu excepcional desempenho como monitor foi convidado pelo Professor Orlando Bastos de Menezes, Catedrático de Zoologia Médica e Parasitologia, para ser Assistente Estagiário, resultando em sua nomeação definitiva para Assistente em 26 de maio de 1958.
Com a incorporação da Escola de Medicina Veterinária da Bahia, à Universidade Federal da Bahia em 1968, passou a exercer o magistério no Instituto de Ciências e Saúde da mesma Universidade, e se tornou professor não só de alunos do Curso de Medicina Veterinária, mas também de outros da área de saúde. Como pesquisador, produziu quase anonimamente mais de 100 trabalhos de pesquisas, legando ao futuro uma comprovação de sua vocação de pesquisador. No dia 11 de maio de 1985, perseguido por pertinaz enfermidade, faleceu no cargo de Professor Adjunto.
Acadêmico Titular e 1º Ocupante da Cadeira Nº 11 - Armando Pedreira das Neves
Posse em 06 de dezembro de 2006.
O Acadêmico nasceu em Feira de Santana, Estado da Bahia, em 14 de fevereiro do ano de 1946, filho do Sr. Antônio Pedreira nas Neves e D. Ester Almeida das Neves.
Iniciou o estudo básico na sua cidade natal transferindo-se para Salvador para cursar o segundo grau no Colégio Estadual da Bahia. Escolheu a Medicina Veterinária por vocação, tendo se graduado pela Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia no ano de 1967, com 21 anos de idade, ocasião em que recebeu o prêmio de melhor aluno da sua turma. No ano seguinte à sua formatura é selecionado para prestar seus serviços profissionais no extinto Grupo de Erradicação da Febre Aftosa na Bahia (GERFAB), atuando no município de Itapetinga, retornando à Salvador dois anos depois para exercer as suas funções no saudoso Instituto Biológico da Bahia, vindo em seguida a ser contratado como médico veterinário pela Escola de Medicina Veterinária da UFBA.
Em 1974 passa ao quadro de docente daquela Instituição de Ensino, sendo Chefe do Departamento de Produção Animal por cinco mandatos. Dessa Instituição aposentou-se em 2004. Realizou o Curso de Mestrado na New México State University, apresentando como trabalho de conclusão de curso “Milk Production of Hereford Cows”, isso em 1974. Foi o primeiro aluno da sua Escola a obter o título de mestre no exterior.
Como resultado da sua dedicação científica veio, em 1976, a graduar-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, apaixonando-se pela área de Diagnóstico por Imagens, tanto que passou a ser professor de Radiologia no Curso de Especialização em Medicina Veterinária da UFBA. Atuante nas áreas de Extensão e Pesquisa coordenou e ministrou cursos diversos e publicou trabalhos em Congressos e periódicos. Sua significativa contribuição à profissão, foi a tradução do original em inglês do livro Farmacologia e Terapêutica Veterinária, sob a coordenação do Professor Penildon Silva.
O Professor Armando é docente do Curso de Medicina Veterinária da União Metropolitana de Ensino e Cultura (UNIME), localizado no município de Lauro de Freitas, responsável pela disciplina Diagnóstico por Imagem e gestor do setor de Radiologia do Hospital de Medicina Veterinária daquela Instituição. Modesto e portador de significativas qualidades morais e conhecimentos profissionais e científicos, tem como complementação de sua personalidade ser um amigo dedicado.