Cadeira Nº 14 - Luciano José Costa Figueirêdo

 

Alberto Vasconcelos
Alberto Soares da Silva Vasconcelos (1921-1999) 

PATRONO DA CADEIRA Nº 14

Alberto Soares da Silva Vasconcelos nasceu na Cidade de Viçosa, no Estado de Alagoas, no dia 14 de junho de 1921, filho do casal Joventino Soares Vasconcelos e Ana da Silva Vasconcelos. 

Mudou-se para a Cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, para ingressar no curso de Veterinária da Escola Nacional de Veterinária que funcionava nas vizinhanças do hoje estado municipal do Maracanã, vindo a compor a primeira turma de médicos veterinários da Universidade Rural do Brasil, graduada em 20 de dezembro de 1948. 

Recentemente formado, em 1949, realizou nos Estados Unidos da América do Norte o curso “Organização e Administração de Universidade”. 

Por concurso publico ingressou, também em 1949, para o Serviço Nacional da Fiscalização Médica, passando para o Ministério da Agricultura no ano seguinte. Transferido para o Serviço de Defesa Sanitária Animal, passou a exercer suas atividades profissionais no Estado da Bahia, lotado no laboratório situado no bairro de Monte Serrat em Salvador, como encarregado da produção de vacinas contra enfermidades bacterianas. 

Procurando aperfeiçoar seus conhecimentos em Microbiologia, fez seu Curso de Especialização na Universidade do Brasil, na Cidade do Rio de Janeiro, em 1954, voltando a Salvador para desenvolver atividades no segmento em que se especializou. No ano seguinte, em 1955, foi convocado para, em substituição ao Professor Mauro Ferreira de Camargo, reger a Cadeira nº 6 Microbiologia e Imunologia da Escola de Medicina Veterinária da Bahia, sendo nomeado Professor Catedrático em 8 de agosto de 1955. 

Com a federalização dessa escola e sua incorporação à Universidade Federal da Bahia, no ano de 1968, foi removido para o Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências da Saúde dessa Universidade, passando a dar aulas para o curso de Medicina Veterinária e outros cursos da área de saúde. Quando ainda estava na Escola de Medicina Veterinária, foi Coordenador do curso pré-vestibular que nela funcionava, Vice Diretor entre 1958 e 1961 e Diretor com mandato de 1963 a 1965. 

Sempre dialogador e polemista de conhecimento científicos, notadamente na sua área de conhecimentos científicos, foi um dos idealizadores e dos fundadores do Núcleo de Estudos Veterinários da Bahia (NEVEB), criado em 25 de outubro de 1958. Já aposentado dos seus cargos públicos, veio a falecer no dia 27 de julho de 1999. 

 

Acadêmico Titular e 1º Ocupante da Cadeira Nº 14 - Luciano José Costa Figueirêdo 

Posse em 14 de setembro de 2001.

Luciano Figueiredo
Luciano José Costa Figueirêdo 

Nascido em 8 de março de 1945 na cidade de Itambé, Bahia, teve como pais Manoel de Oliveira Figueirêdo e Odelita Costa Figueirêdo. 

Graduou-se em Medicina Veterinária em 22 de dezembro de 1971 pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizou mestrado na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, concluindo-o em1974, tendo neste mesmo ano sido aprovado em concurso para Professor Assistente da Escola de Medicina Veterinária da UFBA. Persistente e aplicado, cursou o Doutorado na Escola de Veterinária de Hannover na Alemanha, defendendo tese em 1983. 

Muito interessado na área da pesquisa, publicou mais de 30 trabalhos científicos em periódicos, além de quatro teses, inclusive a do concurso para Professor Titular da Escola de Medicina Veterinária da UFBA, defendida e aprovada em setembro de 1999. Como professor, tem ministrado aulas inclusive na pós-graduação em várias universidades como a Federal Rural de Pernambuco, Federal de Minas Gerais, São Paulo, além da própria UFBA. 

Procurando cada vez mais ampliar a sua área de conhecimento, a de Buiatria, fez mais de vinte cursos no Brasil e no exterior, assim como estágios, sendo três deles fora do país, na Alemanha, Itália e Japão. Oficialmente, ou mesmo por sua própria conta, visitou Escolas de Medicina Veterinária em vários países como a Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Holanda e Japão. 

Excelente conferencista é constantemente convidado para palestras e “mesas redondas”, cuja participação já ultrapassou uma centena, assim como sua presença é sempre marcante em eventos da Medicina Veterinária inclusive em outros países. Como professor, já atuou em cerca de 30 cursos em vários estados brasileiros. Sempre disposto a aceitar convites, não se nega a orientar monografias de graduação, teses de pós-graduação, bem como supervisionar estágios inclusive para estudantes estrangeiros. 

Como administrador público foi Presidente da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia (1979 a 1981), primeiro Coordenador do Centro de Desenvolvimento da Pecuária (1985), Diretor Técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária da Bahia (1991), Diretor Executivo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (1992), Diretor da Escola de Medicina Veterinária da UFBA (1996 a 1998), atualmente é Presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia. 

Idealizador e executor da atividade de extensão denominada PROCAMP em convênio com o Governo do Estado da Bahia, destinada a treinar mão-de-obra rural, tem prestado incontestes serviços. É portador da “Ordem ao Mérito da Medicina Veterinária” no Grau de Comendador outorgado pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. Ocupa a 12ª Cadeira da Academia Brasileira de Medicina Veterinária que tem como Patrono o Professor Adolfo Martins Penha.