Cadeira Nº 15 - Vazia para o 2º Acadêmico

 

Raimundo Lima
PATRON0
Raimundo Lima Ribeiro (1936-1983) 

PATRONO DA CADEIRA Nº 15

Raimundo Lima Ribeiro, filho de Efren Lima Ribeiro e de Aurina Lima Ribeiro, nasceu na Cidade de Estância, Estado de Sergipe, no dia 16 de abril do ano de 1936. Em sua cidade de nascimento fez seu curso primário e ginasial transferindo-se para a capital, Aracajú, para prosseguir o curso colegial. Incentivado por alguns parentes, já militares, baixou praça no Exército Brasileiro em 1956 servindo no 28º Batalhão de Caçadores na Cidade de Aracajú, saindo do Exército em 1958 no posto de 3º Sargento. 

Buscando horizontes mais amplos e tendo conhecido alguns oficiais veterinários no Exército, preparou-se para ingressar mediante exame vestibular na então Escola de Medicina Veterinária da Bahia, vindo a graduar-se em 1969. Procurando melhor se habilitar estagiou na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais aprimorando os seus conhecimentos principalmente na clínica de grandes animais, ali permanecendo durante parte do ano de 1970. 

Retornando ao Estado da Bahia, estabeleceu-se na cidade de Itabuna criando uma clínica para atender animais de fazenda, tornando-se pioneiro e vitorioso neste mister. Na região onde atuou encontrou-se plenamente integrado em todas as iniciativas da sociedade, participando de clubes de serviços, associações de classes, cooperativas, com inexcedível zelo e elevado espírito público e profissional, sempre divulgando a Medicina Veterinária. 

Sempre foi um extremado amigo da sua Escola. Sua clínica e seu escritório de planejamento pecuário – também pioneiro – sempre albergaram acadêmicos de Medicina Veterinária, nunca os recusando e sempre os recebendo como velhos conhecidos. Muito devem a ele seus passos iniciais. Sua maneira lhana e cordial fez sempre crescer o número dos seus amigos. Era presença obrigatória em todos os eventos da profissão, buscando o saber e incentivando os novos. A sua carreira profissional vitoriosa foi ceifada pelo trágico acidente que lhe tirou a vida no dia 1º de maio de 1983. 

 

 

Acadêmico Titular e 2º Ocupante da Cadeira Nº 15 -

 

Acadêmico Titular e 1º Ocupante da Cadeira Nº 15 - Heitor Dourado Portella Póvoas

Posse em 14 de setembro de 2001.

Heitor Povas
Heitor Dourado Portella Póvoas 
(1933 - 2022)

Filho de Zalther Freire Póvoas e de Augusta Dourado Póvoas, nasceu na Cidade de Salvador no dia 19 de maio de 1933. 

Diplomou-se na Escola de Medicina Veterinária da Bahia no dia 19 de dezembro de 1959, após brilhante trajetória acadêmica, sendo o laureado da sua turma como se fazia à época naquela Escola. Ainda estudante, estagiou no Matadouro Municipal de Salvador, entrando para o Serviço Público Municipal em1960, prestando serviços no setor de terras da Petrobrás, assistindo a criação de bovinos, suínos e aves daquela empresa. 

Na Prefeitura de Salvador prestou excelentes serviços na Secretaria de Saúde como Inspetor Sanitário, Assessor para assuntos relacionados com produtos de origem animal, Chefe de Gabinete do Secretário de Saúde (1965), Diretor da Divisão de Ação Social (1968) e Chefe da Seção de Educação Social. Requisitado pelo governo do Estado da Bahia à Prefeitura de Salvador, prestou eficientes serviços no Instituto Biológico da Bahia, onde foi Chefe de Gabinete do Diretor Geral e Gerente de Defesa Sanitária Animal (1990 e 1991). 

Na vida privada, tornou-se especialista em avicultura prestando serviços profissionais a várias empresas como a Nutribahia – Comércio e Indústria de Rações Ltda., Cabebi – Companhia Agropecuária do Vale do Inhambupe, – Ciasa Comercial e Industrial, Capemba Proteína Animal Ltda. e Diretor Superintendente da Granja Augusta durante dez anos. 

Pelo aplicado desempenho quando estudante, foi convidado para ser Assistente da Cadeira de Anatomia Descritiva pelo professor Osvaldo Alves de Carvalho, ingressando na Escola de Medicina Veterinária da Bahia em 12 de fevereiro de 1960, vindo a aposentar-se como Professor Adjunto, em 9 de novembro de 1989 Como docente demonstrou qualidades didáticas invejáveis, participando de bancas examinadoras e proferindo palestras, tendo a qualidade de prender a atenção de todos. No Departamento de Anatomia da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia, ministrou aulas em todas as disciplinas inclusive Anatomia das Aves, vindo a ser o seu chefe em três mandatos, 1979,1983 e 1987. 

O professor Heitor deu sua contribuição espontânea ao Departamento de Produção Animal da mesma Escola, nos anos de 1978,1979 e 1983, deixando excelente impressão ao alunado pelo seu profundo conhecimento da matéria. 

Colaborou o projeto e construção do Centro de Criação de Animais de Laboratório, da Universidade Federal da Bahia, sendo um dos seus Diretores. Foi Professor do Curso de Medicina Veterinária da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME). 

Faleceu no dia 20 de fevereiro de 2022.