Geraldo Cezar de Vilháes Torres 

 

Geraldo Cesar

Geraldo Cezar de Vilháes Torres (1935-2018)

 

 

 

Nasceu em Salvador, em 23 de setembro de 1935, filho de Emílio Torres Timóteo e Noélia de Vinháes Torres. 

Em 19 de setembro de 1957 formou-se pela então Escola de Medicina Veterinária da Bahia, concluindo o Curso de Especialização em Zootecnia em 1960 na mesma Instituição e em Saúde Pública na Escola Baiana de Medicina em 1967, bem como uma dezena de outros em nível de aperfeiçoamento, buscando sempre ampliar seus conhecimentos. 

Na área de atividades científicas, publicou inúmeros trabalhos e é autor de três livros, “Bases para o Estudo da Zootecnia”; “Dicionário de Termos Zootécnicos” e “História da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia”, todos de grande aceitação nos meios acadêmicos, assim como incontáveis artigos de divulgação. 

Em seu compromisso com a docência, demonstrou sua grande competência. Professor Adjunto do Departamento de Produção Animal da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia. Foi o primeiro ex-aluno da sua Escola a tornar-se seu Diretor, isto em 1975. Percorreu, por representação ou eleição, todos os órgãos colegiados da UFBA, tornando-se seu Pró Reitor de Extensão em 1998. 

No ano de 1977, a convite da extinta República Federal da Alemanha, visitou todas as suas instituições de Ensino e Pesquisa nas áreas da Medicina Veterinária e de Zootecnia, estendendo tais visitas a Suíça, Holanda, França, Espanha e Portugal. Sua visita a Alemanha facilitou a execução de importante convênio resultando na formação de doutores e permitindo estágios de docentes da Escola de Medicina Veterinária da UFBA na Escola de Superior de Veterinária de Hannover. 

Fora da UFBA, foi Diretor de Frigoríficos e Delegado da Superintendência da Pesca na Bahia. São anotadas mais de 50 participações em congressos e eventos similares, como participante, moderador ou coordenador. 

Seu apego à profissão tem sido demonstrado pela participação em diversas entidades baianas como Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia, Associação Baiana de Hipiatria, Associação de ex-alunos e Conselho de ex-docentes da Escola de Medicina Veterinária da UFBA e no âmbito nacional Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. 

A retribuição que lhe foi dada foi a paraninfia das turmas de sua Escola, Colaborador Emérito da Comissão Coordenadora da Criação de Cavalo Nacional da Associação Brasileira de Criadores Bovinos da Raça Holandesa e por cinco vezes por Prestação de Serviços Relevantes pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. É membro da World Association for the History of Veterinary Medicine. É portador da “Ordem ao Mérito da Medicina Veterinária” nos Grau de Comendador e da Gran Cruz, outorgados pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. Ocupa a 12ª Cadeira da Academia Brasileira de Medicina Veterinária que tem como Patrono o Professor Adolfo Martins Penha. Faleceu em 15 de março de 2018.