Eulógio Moreira Caldas

 

Eulogio Moreira

Eulógio Moreira Caldas (1927-2011) 

 

 

 Nasceu na Cidade de Belmonte, neste Estado da Bahia, no dia 18 de junho de 1927, teve como pais Eulógio Amado de Moreira Caldas e Júlia Moreira Caldas e como irmãs Isolda, Alda e Tereza. Ainda criança foi residir na Cidade de Nazaré, onde completou os cursos primário e ginásio, vindo para Salvador fazer o curso colegial no Colégio Estadual da Bahia. Muito provavelmente, por influencia do seu pai que era da Policia Militar, resolveu ingressar na Academia Militar do Estado da Bahia, alçando a patente de Aspirante ao completar o curso no ano de 1948. Serviu em várias unidades inclusive no Estado Maior e na Casa Militar do Governador Antônio Balbino, do qual foi seu Ajudante de Ordem, chegando ao posto de Capitão daquela organização Militar. 

Ainda na Polícia Militar teve contatos com animais daquela corporação, despertando sua vocação para a Medicina Veterinária, passando a cursar regularmente na então Escola de Medicina Veterinária da Bahia, vindo nela a graduar-se em 1956, sendo escolhido por seus colegas para orador da solenidade de formatura na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia.  

Em 1957 ingressou nos quadros da Secretaria de Agricultura como médico veterinário, passando a dedicar-se competentemente à nossa profissão, tanto que já naquele ano foi convidado para ser Assistente Estagiário da Cadeira de Clínica Médica de Pequenos Animais, da Escola de Medicina Veterinária da Bahia, dedicou-se quase inteiramente à vida acadêmica, tendo como seu orientador profissional o Professor Catedrático Joaquim Laurentino de Medeiros, vindo a efetivar-se posteriormente. 

Na Faculdade de Veterinária da Universidade de Madri, especializou-se, durante os anos de 1961/1962, em Nutrição Animal, Patologia Geral e Propedêutica Clínica, sendo Professor Agregado Honorífico daquela Instituição. 

Na Escola Superior de Veterinária de Hannover na Alemanha em 1976 realizou um Curso de Aperfeiçoamento em Clínica Médica.  

Em 1976, obteve o título de Mestre em Saúde Comunitária na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. A partir dessa época dedicou-se ao ensino e á pesquisa na área de Saúde Pública, tendo ministrado aulas nas disciplinas de Zoonoses e Medicina Veterinária Preventiva, tornando-se Professor Titular da Escola de Medicina Veterinária da UFBA, após concurso público em 1985, quando também lhe foi outorgado o título de “Alta Qualificação Científica”, pelo Conselho de Coordenação da UFBA. 

Durante sua carreira universitária publicou cerca de setenta trabalhos científicos e um livro didático “Propedêutica Clínica”, e participou de inúmeros eventos científicos, quer como moderador e coordenador de painéis, quer como conferencista. Na área de Extensão o Prof. Eulógio destacou-se pela elaboração e execução do Projeto de Apoio a Ovinocaprinocultura no Nordeste do Estado da Bahia, desenvolvido durante os anos de 1981 a 1985, cujas ações marcaram época e entrou para a História da Medicina Veterinária da Bahia. 

Coordenou inúmeros projetos nas áreas de Extensão e Pesquisa. Por suas ações alcançou a titulação de Pesquisador 1-B do Conselho Nacional de Pesquisa e Assessor do Reitor para Pesquisa e Pós-graduação da UFBA, bem como Diretor da Escola de Medicina Veterinária da UFBA (1979 e 1980). 

Foi consultor de vários Programas de Zoonoses, nacionais e internacionais e do Comitê Assessor para Medicina Veterinária e Zootecnia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Como membro de Comissões Julgadoras de Concursos Públicos para Magistério Superior atuou nas Universidades Federais da Bahia e Minas Gerais, bem como na Universidade de São Paulo. 

Aposentou-se em 1997, dando excelente contribuição ao desenvolvimento da Medicina Veterinária baiana e brasileira. Foi fundador da Academia Baiana de Medicina Veterinária onde ocupou a Cadeira de número 2. 

 

Foi casado com Regina Braga Moreira Caldas com a qual teve os filhos: Rejane, (netos Lívia e Artur) Eulógio (netos Fábio, Rodrigo, Ricardo e Felipe), Rogério (netos Priscila, Rogério e Isabela) e Mariluce (netos, Márcio, Gustavo e George). O nosso inesquecível colega veio a falecer em 10 de junho de 2011, deixando um legado de inestimáveis contribuições a Medicina Veterinária baiana.